O Ecossistema de uma Apresentação

Outro dia ouvi de um amigo que há um certo exagero quando o assunto é apresentação em toda esta preocupação em se preparar para o momento de se apresentar. Também acho, se você for uma pessoa super talentosa como o Steve Jobs ou Sir Ken Robinson. Sobre o Steve Jobs eu não preciso falar, seu talento já é conhecido de todos. Gostaria de destacar aqui sobre Sir Ken Robinson. Eu já assisti o video abaixo umas dezenas de vezes e cada vez que assisto fico mais impressionado com a capacidade de causar em sua audiência diferentes tipos de emoções e sem nenhum suporte visual. Ele constrói a narrativa de maneira que parece estar tendo conosco uma conversa informal. Assistam o video abaixo:

Após assistir este video, temos a certeza de que ele não precisa mesmo dos slides pra contar sua estória. Talvez eles até o atrapalhariam. Os slides servem para complementar o nosso discurso. Servem para cobrir certas deficiências que temos. Eu tenho absoluta certeza que eu não conseguiria causar o efeito deste senhor por mais de um minuto. Conheço minhas limitações como apresentador e sei que preciso dos slides para tornar interessante minha apresentação.

Nancy Duarte, em seu livro “Slide:ology – The Art And Science of Creating Great Presentations”, publicou uma criação sua chamada “The Presentation Ecosystem” ou “Ecossistema de uma Apresentação”. Nele, ela mostra o quão complexo pode ser o processo de construir uma apresentação. Dá pra ver quantas coisas precisam ser pensadas para que você atinja seu objetivo como apresentador.

01

Ela destaca que dentro de cada etapa de uma apresentação (mensagem, estória visual e apresentação propriamente dita) tem uma série de itens que devem ser levados em consideração. Meu conselho é que você ataque o seu ponto fraco.

Descubra qual é o seu ponto fraco como apresentador e dedique-se a melhorar a cada dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *