“Death by bullet points”

seth_godin

A expressão “death by bullet points” ou “morte por marcadores de tópicos” é muito comum nos EUA quando alguém, traído pela facilidade do PowerPoint de criar tópicos de textos nos seus slides, fracassa em passar sua mensagem. Este termo foi criado por Seth Godin que ironiza e expressa muito bem o sentimento de fracasso do apresentador que coloca todas as suas esperanças nesta ferramenta.

O bullet point virou um símbolo da apresentação ruim. Construir uma apresentação não se trata apenas em resumir um parágrafo de um texto em um tópico. Mas esta tem sido muitas vezes a única preocupação das pessoas ao construirem seus slides. É possível contar uma estória através de bullet points, mas ela perde o totalmente o encantamento quando formatada assim. Veja o exemplo abaixo:

slideology01

“A Chapeuzinho Vermelho” contada usando os bullet points.

 

Esta ilustração criada para o livro Slide:ology da Nancy Duarte mostra de forma bem clara esta perda de encantamento. Não se apoie nos bullet points! Utilize o espaço do seu slide de forma inteligente para contar sua estória e encantar as pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *